sexta-feira, 24 de junho de 2011

Livro: Mil Novecentos e Oitenta e Quatro [George Orwel ] - 1948

Autor: George Orwell.
Ano: 1948 / 1949.
País e língua: Inglaterra ("Oceania") / português.
Arquivo: .pdf




Sobre:
George Orwell é o pseudônimo do autor desse livro, Eric Arthur Blair. "1984" publicado em meados de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano 1984, ou algo próximo disso. No livro, o autor mostra um partido que governa a oceania, região que contém a Inglaterra e a sombria Londres. O nosso pseudo-herói é Winston Smith, membro do partido e um homem simples, que trabalha no Ministério da Verdade, recriando mentiras! Reescrevendo revistas, jornais etc. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião interna dele próprio se questionando sobre a razão e consequências da existência do tal partido.
O romance se tornou famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. 
Alguns termos desse 'romance' ficaram conhecidos sendo eles: "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua" .

Comentário:  Um daqueles livros que cada página que se passa é uma aventura, uma aflição, Orwell retrata muito bem o ambiente ao qual a história se passa, mostrando por meio das palavras uma fotografia do local, muitas vezes nos deixando dentro desse mundo tenso em que Winston vive. Sabemos exatamente como é Winston e de suas aflições e questionamentos. Começamos a partir daí a nos questionar, como ele, sobre o mundo em que estamos. Orwell não nos mostra onde quer chegar, só nas suas páginas finais, mas todas as palavras vão interligando-se e tecendo uma história que nos deixa até certo ponto com uma ânsia de desespero 
Há o filme baseado nesse livro, com mesmo título, 1984, que em breve disponibilizaremos por aqui, mas este não é comparado com a completude de ler o livro. 
Ah, como é dito acima, o termo mais conhecido desse livro é Big Brother, o Grande Irmão.
Orwell também escreveu "A Revolução dos Bichos", que postaremos adiante já foi postado.


Imagens:







Nenhum comentário:

Postar um comentário