sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Filme: O Gângster [American Gangster] - 2007


Diretor: Ridley Scott.
Escritor: Steven Zaillian e Mark Jacobson.
Elenco:  Denzel WashingtonRussell Crowe e Chiwetel Ejiofor. 
País/Língua: EUA/Inglês.
Gênero: Crime, Biografia, Drama.
IMDB: 7,8.

Sobre: This is America. "O Gângster" trata essa frase como: como aqui é a América, tudo é permitido! De fato, o filme, que é baseado em uma história real, é sobre crime em tráfico de heroína da Ásia para os EUA com uma pureza e preço que derrubam todos os concorrentes. Essa é a história de Frank Lucas (Denzel Washington) e Richie Roberts (Russell Crowe). Frank Lucas era chofer e grande amigo do grande traficante de Harlem e o 'homem do povo' Bumpy Johnson (Clarence Williams III) que lhe ensina sobre a vida, a América, as relações entre pessoas, o crime... Quando Bumpy morre, a pergunta vem a tona: "quem irá aparecer nessa tarde fria?" os chefões italianos do tráfico?, alguma personalidade do crime? Pois é um negro, em meados de 1970, chamado Frank Lucas que se torna o maior traficante de heroína da época (o que até então era posse de brancos italianos). Mas a ideia central do filme, não é mostrar um negro que se torna poderoso e rico às custas  do tráfico é mostrar que o grande problema é a corrupção (no caso a corrupção policial). É aí que surge o policial Richie Roberts. O diretor durante o filme nos faz ter uma admiração por Frank, homem poderoso, bem acompanhado, bom negociante e faz com que o policial Richie seja aparentemente o pintinho feio dentro do departamento de polícia de Nova York, um policial que é capaz de encontrar 1 milhão de dólares não marcados e devolvê-los ao governo (a outro policiais do departamento que certamente desviam boa parte). No entanto a trama é desenvolvida tanto pela visão de Frank como pela incorrupção de Richie e é quando Richie tem o papel de prender os grandes traficantes daquela região que sua história cruza com a de Frank. O desenvolvimento da trama não é interessante trazer aqui, mas cabe dizer que é um que deve estar na prateleira (virtual ou não) ao lado de grandes do crime como "Os Bons Companheiros", "O Poderoso Chefão", "Dia de Treinamento", "Fogo contra fogo", "Scarface", "Rambo" etc. É interessante que no filme aparece um número grande de personagens com falas, nos dando a aparente ideia de ofuscar a história dos protagonistas - mas eu entendo como uma leitura da vida, de fato, de Frank Lucas e do número de relações pessoais que ele tinha na época. This is America, e o buraco está mais (bem mais) abaixo. imdb link legenda.

Comentário: Assista o trailer! Te dará mais motivos para baixar e assistir.
Ah, é de interesse dizer que são realmente grandes as atuações de Denzel Washington e Russell Crowe - ganharam inclusive um estatueta do oscar cada um pela atuação.

Obs.: Após baixar o torrent, deixe-o um tempo em seu programa de torrent e não modifique os arquivos (como apagar algumas coisas ou mudar o nome dos arquivos). Isso faz com que outras pessoas baixem pequenas partes do filme que está com você. Fazendo isso, a ideia de torrent se perpetuará - lembre que nós só conseguimos baixar por torrent porque existem outros que fazem isso.

Trailer:

Algumas Imagens:


Nenhum comentário:

Postar um comentário